sábado, fevereiro 04, 2017

O SIGMA (01/02/2017)

Carlos Alberto Sanches
O SIGMA representa, para mim, a manifestação do pensamento político mais elevado que já se ergueu deste chão, da “Terra Brasilis”. Nele brilha a Grande Política que nasce já armada da cabeça do gênio simultaneamente filosófico, científico e estético. Que o Σ seja o símbolo grego da “soma”, correspondente ao nosso “S”, já inspiraria frutíferas especulações filosóficas, mas ele é bem mais que isto. Vindo da civilização que fundou Cartago, são os gregos que lhe dão tal nome, proveniente de σῐ́ζω (sízō), que significava o ruído gerado pelo encontro do metal incandescente com água fria na forja, tal como para descrever o “assovio” que saiu do olho do Ciclope quando penetrado pela ponta da estaca em brasa. Se para a disposição harmônica de partes de uma obra de arte os gregos utilizavam o termo “Cosmos”, sendo tal palavra usada para se referir ao Todo ou o Universo, o Σ e seu significado também aí são centrais (ΚΟΣΜΟΣ).
Mas para nós tudo isto é ligado, sem dúvida, ao primeiro sentido mencionado. Todos sabemos que a modernidade é a época da desintegração, da fragmentação das construções da tradição, da separação do uno em múltiplas partes infinitesimais conflitantes. Diria Guénon: “Essas são as consequências naturais e inevitáveis de uma materialização cada vez mais acentuada, porque a matéria é essencialmente multiplicidade e divisão, e é por isso, digamos de passagem, que tudo o que dela procede só pode engendrar lutas e conflitos de todas as espécies, tanto entre os povos como entre os indivíduos. Quanto mais nos afundamos na matéria, mais os elementos de divisão e de oposição se acentuam e se ampliam; inversamente, quanto mais nos elevamos em direção à espiritualidade pura, tanto mais nos aproximamos da unidade, que só pode ser plenamente realizada pela consciência dos princípios universais.” Diria Plínio: “Só o Espírito une, a Matéria divide”.
O Σ se apresenta no horizonte dos visionários que perceberam que a época da desintegração chegou ao seu limite. O século XIX foi a época da analítica; o século XX deveria ser o da síntese. Mas os visionários, por definição, são aqueles que vêm cedo demais. O que está por trás do Σ, que, como lembra Barroso, “designa a Estrela Polar no hemisfério sul, onde fica situado o nosso País”, senão um ideal de civilização? uma verdadeira arquitetura de mundo? “O governo forte deve supervisionar, orientar e estimular as forças nacionais. Deve ser criador de civilização”, diz Plínio. A ele o Σ foi sugerido por Arthur Motta, sociólogo e matemático (talvez o único da espécie), que “matematicamente bem compreendeu que somente seria num sigma político, formado por todos os valores diferenciais da Nação, que o Brasil acharia salvamento”.
Por isto o Σ continua sendo, no mínimo, um símbolo inspirador para uma geração que, como a minha, moldada por um condicionamento pavloviano que a impede de transcender “esquerda” e “direita”, dispersa como átomos em choque, anula sua própria potência e afoga sua vontade em passatempos anestésicos. “Despertar em si próprios as forças do sentimento nacional porque a fusão de todas as centelhas de patriotismo de cada coração formará a fogueira que incendiará o grande coração da Pátria Total.” - eis o significado prático do Σ.
“O communismo adopta uma bandeira vermelha com a foice e o martello, a mesma bandeira de todos os communistas do mundo, que resolveram ser vassalos dos commissarios do povo, judeus da Russia. O Integralismo, se fosse uma copia do Fascismo, adoptaria o ‘fascio littorio’, e se fosse uma copia do Hitlerismo adoptaria a cruz ‘swastica’; entretanto, sua bandeira é azul e branca e seu symbolo, é o ‘Sigma’, que indica uma nova philosophia de vida."
_________________
Protocollos e Rituaes da A.I.B. – Capítulo III – Dos Symbolos – O Sigma: 
Art. 12º - O sigma é o sinal simbólico do Movimento Integralista.
– É uma letra grega que corresponde ao nosso “S” e indica soma;
– Leibniz escolheu-a para indicar a soma dos infinitamente pequenos;
– É a letra com a qual os primeiros cristãos da Grécia indicaram a palavra “Deus”;
– É o nome da Estrela Polar do hemisfério sul.
– Ela lembra que o nosso Movimento é no sentido de integrar todas as Forças Sociais do País na suprema expressão da Nacionalidade.
Gustavo Barroso:
 “É também a letra com que os primeiros Cristãos na Grécia indicavam Deus e servia de sinal de reconhecimento, porque a palavra Sóteros o Salvador, começa por um Sigma e termina por um Sigma.”


Nenhum comentário: