sábado, março 28, 2015

SKINHEADS - II

SKINHEADS – II
Alberto Vianna
____________________________________

A TENTATIVA DE RECONSTRUÇÃO DOS SKINHEADS
____________________________________

Admiro a tentativa de reformular os skinheads a uma vertente mais culta, mas, infelizmente, os skinheads sempre serão estrangeiros, a não ser para os Afro-Jamaicanos, entre os quais o movimento NASCEU, FOI CRIADO E TEVE ORIGEM, para eles, os skinheads são LEGÍTIMOS, para nós e o resto do mundo, não. Ainda faço questão de retirar os Britânicos desta história, pois, os skinheads também se infiltraram na cultura legítima britânica. Falarei o porquê dos termos "legítimo” e “ilegítimo" mais adiante. Explicarei tudo mais a frente... Vamos lá... O próprio nome do movimento mostra suas origens claramente, não adianta querer traduzir ao português, ou tentar esquecer e ou apagar as suas verdadeiras raízes. Suas origens históricas e ideológicas possuem influências CLARAS de movimentos decadentes e de origens subversivas da década de 60 e 70, o estilo musical é empiricamente indecente e contrário aos valores éticos e morais… Não reconhecer isso é negar a própria história e origem do movimento dos skinheads. Não se pode negar a própria origem a fim de querer converter-se e ou usar a causa de outro. Há a vontade de querer mudá-la, mas os skinheads ainda são vistos como um movimento mundial e interdependente, o que aniquila a possibilidade de mudança do movimento e ou legitimidade cultural para com uma cultura de um País. Vemos isso claramente ao entrar na página dos carecas e ouvir um estilo musical de influência e espelhado ao Rock and roll.

O próprio nome Skinhead é estrangeiro. Sua origem histórica, cultural e ideológica é mundana, indecente e imoral, não importa o quanto tentem mudar ou tentarem se integrar e ou usar movimentos íntegros em seu nome, como o Integralismo. A origem dos skinheads ocorreu  na pior época da humanidade na era contemporânea. Eu realmente admiro a tentativa de quererem construir algo novo, de mudar o velho, mas a origem histórica e ideológica dos skinheads é antagônica ao Nacionalismo clássico em qualquer país, e aparentemente e em especial ao Integralismo. Somente abolindo tudo e reiniciando o movimento do zero, sem influência de absolutamente nada, é que seria possível dizer que os skinheads "mudaram". Para começo, ter-se-ia que abolir o próprio nome, o termo "skinheads"... E abolir também o estilo musical e de vida que eles têm, em outras palavras, tudo... Não adianta mudar 40% ou 60%... Não funciona assim, o movimento simplesmente não é HISTORICAMENTE E IDEOLOGICAMENTE COMPATÍVEL. Católicos e protestantes possuem laços HISTÓRICOS E ATÉ MESMO IDEOLÓGICOS, no caso, o CRISTIANISMO e suas origens históricas... Não ocorre isso com os skinheads, são COMPLETAMENTE ANÔMALOS a todos os movimentos nacionalistas existentes no planeta, tanto HISTORICAMENTE como IDEOLOGICAMENTE FALANDO.

Eu expus 4 tópicos principais e pessoais em que formalizo o meu posicionamento em relação a esse grupo, os skinheads. Não é apenas por ser uma subcultura, mas por TODOS AQUELES FATORES que escrevi naqueles quatro tópicos que os considero incompatíveis com o Nacionalismo.

Adotar e usar o nome do Integralismo a fim de validarem-se como uma “não subcultura" e ou "legítimos às causas nacionalistas no mundo e no Brasil" não faz parte do roteiro.
___________________________________

DEFINIÇÃO SOCIOLÓGICA DE SUBCULTURA
___________________________________

O Integralismo não é uma subcultura, pois teve origem e reflexo em toda a CULTURA BRASILEIRA em um período no qual subculturas não existiam. O Integralismo é e foi espelhado em uma cultura de uma civilização construída pelas influências da CULTURA EUROPEIA LUSITANA e, posteriormente, BRASILEIRA LEGÍTIMA. Subculturas são ILEGÍTIMAS e só se deram a existir a partir da década de 60 com CATEGORIAS ESPECÍFICAS que você poderá observar após adentrar no tema pelo viés sociológico e histórico, com os efeitos da globalização e de influências indiretas e diretas do marxismo cultural no mundo, como mostrei anteriormente e detalharei adiante.

O termo sociológico de subcultura é muito mais complexo do que o conceito básico do dicionário, é muito mais abrangente, principalmente se for estudado em comunhão com a década em que se originou, que foi a de 60 e 70, e com influência da subversividade e ou globalização. Eu teria que escrever literalmente um livro para explicar, mas vou tentar resumir um pouco a questão, mas posso garantir que para se identificar uma subcultura, necessita-se muito mais do que saber apenas o conceito bruto da palavra.

Pesquisem sobre:
Estilos de vida alternativos
Cultura Popular
Underclass
Cultura Urbana
Subcultura de juventudes
Neotribalismo
Interculturalismo
Heterosocioality
Relações com a Mainstream Cultura
Identificando subculturas - Vide: Consciência pós-guerra / fashion
Leia sociólogos que comentam sobre o tema tais como, Gary Alan Fine, Sheryl Kleinman, David Riesman, Pierre Bourdieu, Sarah Thorton etc…
Tribos-Urbanas
Revolução Sexual - O nascimento das subculturas
Subcultura e globalização
Subversividade e todos seus paradigmas
Popular culture
Urban culture
Urban sociology
Youth subculture
Art world
Adolescence
Folk culture
Neotribalism
History of Western subcultures in the 20th century
Intercultural competence
Subculture: The Meaning of Style

ETC…

Só depois de ter um panorama geral disto é que alguém poderá  ver o que o termo subcultura é verdadeiramente, e como as subculturas afetam nosso estilo de vida, principalmente após ligá-la ao fator subversivo da época, revolução sexual de 60 e 70 e vários outros, além do que vivemos atualmente sobre a influência do marxismo cultural e da globalização e da mídia de massa… Somando tudo isso, aí teremos uma VAGA IDÉIA do quanto é  prejudicial e de como identificar uma subcultura.

Os skinheads possuem origem própria, no estilo musical Afro-Jamaicano, possuem estilo de vida próprio, minoritário e completamente diferente da maioria do povo e da cultura brasileira, no qual o Integralismo se espelhou e nasceu, inclusive, na década de 30, onde não existiam subculturas, cuja origem data-se de 60 para frente. Subcultura não é apenas definida nesse conceito vago de dicionário, ela se explica em termos sociológicos, é algo muito mais abrangente e complexo de se compreender, mas podemos dizer categoricamente que se diferencia da CULTURA CIVILIZATÓRIA DE UMA SOCIEDADE E OU PAÍS, por serem minorias com costumes completamente ANÔMALOS e ou antagónicos à comunidade em que estão. A origem histórica e ideológica dos skinheads é EXATAMENTE ISSO, skinheads não podem negá-la mesmo tentando usurpar e ou usar e ou eleger ideologias nacionais alheias à sua causa, isso não muda suas origens, suas influências, sua ideologia e em especial seu gênero musical e ou estilo de vida, o qual os skinheads glorificam.

____________________________________

"SKINS" - O INIMIGO DO MEU INIMIGO É MEU AMIGO?!
____________________________________


Não concordo com esse pensamento, seria o mesmo caso dos liberais para com o Integralismo, com quem felizmente não é de costume fazer alianças. Mas, sejamos úteis e pragmáticos, às vezes combatem-se coisas semelhantes e as circunstâncias fazem aliados, e aí já demonstram simpatia ao Integralismo. Todavia, infelizmente, torna-se um pouco impraticável alegar que o Integralismo e ou qualquer nacionalismo seja espelhado nos skinheads e ou vice-versa, principalmente com um histórico e ideologia tão antagônicos quanto o dos skinheads. Enfim, é bom evitar generalizações e ou estigmatização. De qualquer maneira, nego veementemente o convite dos skinheads, por ser cristão, nacionalista, simpatizante à causa integralista e, principalmente, por abominar todos os gêneros subculturais que assolam a face da terra. 

Nenhum comentário: