sexta-feira, fevereiro 03, 2017

Comentário à Carta de uma Brasileira (30/01/2017)


Aline Brandão
Companheiros.

Encontrei este lindo texto acima nas últimas páginas do livro Reconstrução do Homem, nunca o vi circulando pela internet e resolvi transcrevê-lo. É totalmente digno que uma mensagem assim não permaneça tão esquecida, é necessário que as pessoas leiam algo tão belo, e de acontecimento no nosso Movimento Integralista. Realmente me comovi com a preocupação dessa mulher. Confesso que eu não havia parado para ler completamente o que se encontra nas últimas partes do livro, como o Código de Ética Jornalística, por exemplo, e foi um presente ler a carta “De Uma Brasileira”, destinada a Plínio Salgado. Ao passo que me emocionava com a preocupação da mulher, tão verdadeira e honesta, encontrei semelhanças com nossa época. Semelhanças que infelizmente devo dizer, a autora da carta certamente choraria ao ver o que vivemos em nossa sociedade brasileira atualmente. Penso que para ela, o pouco dos males que a mesma já observava acontecer em sua época, seriam todos uma maravilha, diante do que temos hoje. Se para essa brasileira já era tão triste ver a obra Nacional desfazendo-se, quão pior é para nós, deste século. Vivemos o que ela tanto temia. Mas a maioria dorme, a maioria ainda não se deu conta do caos. Eclesiastes, ou O Sábio, autor que assim se identifica na Bíblia, quando fazia profundas reflexões sobre a vida terrena chegou a conclusão de que “não há nada de novo debaixo do Sol que já não tenha acontecido antes”, de fato. Porém, indiretamente crendo nesta reflexão, mesmo sem ter conhecimento disso, pensa a massa: as mortes são coisas normais; os roubos sempre aconteceram; um irmão sempre feriu o outro desde o início dos tempos; os conflitos e desarmonias não são de hoje. Estagnaram-se na ideia de que algo, por sempre ter existido, não pode ficar pior. A verdade é que nas proporções que acontecem hoje, algo assim nunca aconteceu antes, desse modo, é novidade.

Apesar do texto ter um contexto envolvendo bastante a mulher, não é sobre a mulher que eu gostaria de me expressar.

Mas, observem que assim ecoou os ensinamentos de Plínio Salgado até hoje, para todos nós.

Hoje, tudo se faz pelos valores materiais. Pelo dinheiro, os homens que ainda não conseguiram atingir elevado grau de evolução espiritual e consciência moral matam um pai de família até em seu posto de trabalho, como se matassem a um animal qualquer; pisar no pé de alguém pode ser motivo para morrer por um acidente; traficantes de drogas viciam os pequenos e crianças no Brasil inteiro trabalham no meio do tráfego; os políticos no poder só pensam em si mesmos; as mulheres grávidas são cada vez mais as meninas, que não voltam às escolas e geram um círculo vicioso de pobreza ou aborto; quando compramos o serviço de um profissional, hoje, mais do que nunca, não podemos mais confiar que ele tenha moral para cumprir o que deveria, pois predomina o egoísmo e não mais a bondade para com os nossos irmãos.

Todos os males se multiplicam com a desordem, e a massa - digo massa, pois, estão alienados com uma porção de distrações, sendo instrumento dos inimigos da Nação -, continua a dormir.

Ora, pois quem estiver acordado, desperte seus irmãos, pois vocês serão tão culpados quanto qualquer um se permanecerem convictos de um Método que traz paz e somente guardam isso para si mesmos.

Se acaso vocês verem seu irmão que fora empurrado caindo em um abismo profundo e, tendo uma corda firme em mãos, não tentarem salva-lo, vocês têm parte da culpa por não terem tentado.

O Companheiro que não possui o hábito de leitura, faça o esforço de ler pelo menos 5 páginas por dia de Literatura Integralista, bem sabemos que gastamos horas vãs lendo qualquer coisa na internet. Os livros Integralistas, embora raros, podem ser baixados em pdf em variados sites.

Procurem saber, conhecer, outros Companheiros do seu estado, cidade, município. Caso não tenham pessoas que compartilhem da mesma causa próximo a vocês, arrisquem-se a serem os primeiros a criarem algo na sua região e divulguem o Integralismo, qualquer coisa que seja precisa de uma pessoa Inicial para propagar um ideal. Tenho sim, um certo orgulho do que aconteceu no Amazonas, mas um orgulho bom: se eu pensasse que não existem mais integralistas aqui e não fosse atrás de semear ideias Integralistas, ou buscar a fundo Integralistas, eu continuaria na mesma. Sinto sim, certo orgulho bom, de saber que para quem não tinha NINGUÉM para contar já tem um número bem maior do que 1. É possível ler artigos Integralistas por temas em uma quantidade incrível de Blogs. Acessem a Ação De BlogsIntegralistas, os blogs que o Companheiro Sérgio escreve também, por exemplo, são ótimos e de fácil acesso a materiais Integralistas.

Quem tem dúvidas, questões não resolvidas, vocês conseguirão respostas: lendo, estudando as respostas. Perguntar é bom, e fácil. Mas buscar respostas lendo é mais proveitoso ainda, a resposta é mais firme e convincente, e fala a cada um especialmente. Não esperem tanto pelos outros, busquem também. E busquem no lugar certo, não procurem remédios em açougues nem pães em oficinas.

Não esquecendo também que, nosso movimento é uma Frente Espiritualista, devemos edificar primeiramente nossa alma e deixar de ser o velho homem, coberto pelo olhar materialista e reconhecer uma Força Espiritual Suprema e Divina, como regente do Homem e do Universo, e nós, seres humanos como obra de sua Criação, por isso, também valiosos, não reduzidos a mera obra do acaso, como tantas filosofias forçam o brasileiro a acreditar. Por isso a Nação está doente, não reconhece nem a si mesma, como podem os indivíduos viver harmoniosamente? Devemos nos tornar Homens e Mulheres Integrais, tendo consciência de nossa Matéria Corporal Orgânica que nasce, cresce e vira pó, mas, também de nosso Corpo Etéreo Espiritual, Eterno, e tudo que lhe é dever e direito, assim como o Intelectualmente.

Um vibrante ANAUÊ!!!

Nenhum comentário: